top of page

5 valores para você ensinar para seus filhos nesta Páscoa

Todo ano é a mesma coisa.


O carnaval mal termina e, antes mesmo de pensarmos que dentro de algumas semanas celebraremos a Páscoa, os supermercados já estão repletos de irresistíveis ovos de chocolate – cada vez mais caros, por sinal – pendurados pelos corredores.


Tudo bem, sabemos que os ovos simbolizam nascimento e vida, o que tem tudo a ver com a Páscoa, festa da ressurreição de Jesus Cristo.

Acontece que essa e outras mensagens sobre o real significado dessa data ficam

praticamente invisíveis em meio a uma maioria esmagadora de mensagens consumistas.


Logo, é muito fácil desviarmos nossos olhares e, principalmente, nossos corações daquilo que é o verdadeiro sentido desta grande festa da Páscoa.


E para as crianças isso não é diferente.


Assim como tudo em seu processo de aprendizagem, a criança só compreenderá os valores da Páscoa se os pais falarem sobre eles e, acima de tudo, demonstrarem, pelo exemplo, que acreditam nisso. Então, compre sim chocolates (quem não gosta?), mas não deixe de transmitir aos pequenos os bons valores que esta celebração pode suscitar em cada um de nós e, consequentemente, nos tornar pessoas melhores:





1. Fé


Conte a história de Jesus Cristo a seu filho e explique que ele foi um homem que veio ao mundo para nos ensinar a amar.


Os milagres que ele realizou e a sua ressureição, três dias após sua morte, nos ensinam a cultivar a fé, essa força interior que nos faz acreditar em algo que seria inacreditável.


Como pode alguém morrer e voltar a viver?


Para os pequenos, essa relação pode ser um pouco complicada de ser compreendida.

Por isso, você pode associar a fé àquilo que seu filho não pode ver, mas consegue sentir, como o vento, por exemplo.

Quando estamos desanimados ou passamos por momentos difíceis, é a fé de que nada é impossível que nos dá força para perseverar.





2. Esperança e interiorização


Na sexta-feira santa, os cristãos lembram a morte de Cristo na cruz.

Por isso, as horas que antecedem o domingo da ressurreição trazem uma sensação de vazio, afinal, Jesus está morto.


É uma grande oportunidade de apresentarmos o valor do silêncio e da interiorização para as crianças.


Você pode criar junto com as crianças um espaço com algumas velas e deixar que elas mesmas organizem um ambiente que lhes traga paz.


Este silêncio não é de morte, mas sim de vida que pulsa dentro de cada um, pois Jesus ressuscitará, é tempo de acreditar.





3. Caridade e amor ao próximo


A Páscoa pode ensinar a todos, independentemente da opção religiosa, que o verdadeiro sentido da vida se encontra no ensinamento e no exemplo de vida de Jesus Cristo: ‘amai-vos uns aos outros assim como eu vos amei’ (Jo 15, 12).


A passagem em que Jesus lava os pés dos discípulos também contribui nessa reflexão. Simular esse ato tão bonito com as crianças pode levar a um diálogo interessante sobre caridade, solidariedade e serviço. Lavar os pés é colocar-se junto com o outro, em pé de igualdade.





4. Coragem, perseverança e resiliência


Olhar a morte de Jesus é difícil para qualquer pessoa.

Contudo é importante conversar sobre a morte, sobre as dificuldades que se enfrenta nos caminhos da vida.


Por isso, apresente às crianças essa parte da vida de Jesus. Isso ajudará os pequenos a perceberem que “a vida humana é frágil, vulnerável e que é necessário cuidar-se, respeitar o outro e principalmente, ter perseverança e coragem nos momentos difíceis”.





5. Abertura a uma vida nova


Com sua ressurreição, Jesus nos mostrou que a morte não é o fim de tudo. “Ou seja, quem vive e morre com Jesus Cristo na cruz, com Ele também ressuscita para uma nova vida. Nesse sentido, a Páscoa é para nós um momento de inspiração”.


Então, ajude a criança a refletir sobre o valor e a importância da vida.

Apresente a ressurreição como algo totalmente novo e que nos traz uma vida nova.


Faça a criança perceber a diferença entre o clima da sexta-feira, de silêncio e interiorização, e o clima do domingo, de ressureição e festa.

Os costumes pascais podem ajudar muito com isso: o momento de partilha da ceia no sábado à noite e a alegria ao encontrar os ovos de chocolate no domingo pela manhã. Para isso, é importante que os pais evitem discussões, nervosismo e não deixem que a correria dos preparativos ofusquem a alegria da festa.


Apresentar essa mudança de clima faz com que a criança perceba a diferença entre a vida velha, da sexta, e a vida nova, no domingo.


A morte simboliza a dificuldade que, muitas vezes, temos em aceitar essa mudança.

Então, cria-se o terreno perfeito para uma conversa sobre como é importante sermos abertos às boas mudanças que a vida nos apresenta.


A Páscoa é o salto para a novidade, para a beleza, para a transcendência”.

Também é o momento perfeito para ensinar que nem toda a mudança é bem-vinda, mas aquelas que nos tornam pessoas melhores são excelentes e devem ser buscadas e bem aceitas.




 

E que tal registrar essa fase tão gostosa do seu baby com uma Mini Sessão de Páscoa?!


Eu ainda tenho alguns horários para essa Sessão.


Bjs! 😘


Tia Hellen



 


Texto original

https://www.semprefamilia.com.br/educacao-dos-filhos/valores-para-ensinar-filhos-pascoa/



bottom of page