top of page

7 Dicas Que Ajudam Você A Encontrar O Fotógrafo De Gestante Ideal

Hoje, estou aqui para ajudar as futuras mamães com dicas para a escolha do fotógrafo de gestante ideal, para realizar o tão esperado e sonhado ensaio da gravidez.





1. Comece a procurar cedo

Pode parecer simples, mas encontrar o fotógrafo ideal para fazer o registro da sua gestação pode sim demandar algum tempo.


Na minha opinião, o ideal é escolher o fotógrafo ainda no primeiro trimestre, para fazer as fotos entre as semanas 25 e 34.


Assim, você e o fotógrafo tem tempo de se conhecerem, de ficarem amigos e, se algo der errado no meio do caminho (infelizmente acontece), ainda tem tempo para procurar outro profissional com calma.



2. Faça as perguntas certas

Na minha opinião, responder a algumas perguntas importantes é crucial na hora de definir o seu fotógrafo:

  1. Qual meu estilo?

  2. O que é mais importante para mim: Preço? Quantidade de fotos tiradas e entregues? um momento mágico, qualidade???

  3. Número de trocas de roupa durante a sessão?

  4. Fotos entregues editadas ou sem edição?

  5. Um dia inteiro de fotos ou apenas 1 hora?

  6. Em outra cidade ou na minha mesmo?

  7. Eu me sinto confortável com este fotografo?

  8. Ele tem uma “vibe” que combina com a minha?


Depois de ter essas perguntas respondidas, fica bem mais fácil de chegar no profissional certo, com base no que ele irá “entregar” para você.





3. Procure por um especialista


Assim como tudo na vida, as pessoas que só fazem aquilo, ou seja, são especialistas, normalmente são as melhores naquilo.


E com fotógrafo não é diferente. Um fotógrafo de casamento pode fazer um bom ensaio de gestante? Claro que pode! Especialmente se ele foi o fotografo do seu casamento.


Mas um especialista é sempre um especialista.


É o professional que esta mais esta atento a todos os detalhes deste segmento, tem o seu olhar apurado, tem muito conhecimento, tem prática e, com certeza, conseguirá extrair o melhor resultado daquela experiência.





4. Comece a pensar no seu estilo


Claro que, a grande parte das pessoas não sabe qual é o seu estilo fotográfico antes de precisar fazer um ensaio fotográfico.


Mas a minha sugestão é ir, aos poucos, pensando sobre o assunto. Ou seja, procure e salve fotos de gestante que você gosta no Instagram e Pinterest (melhores fontes para esse tipo de pesquisa).


Depois, observe se você gosta mais do estilo estúdio, urbano, romântico, praia, campo, etc…


Se prefere quando as roupas são mais simples ou mais produzidas. Se prefere cara limpa (a gente sabe que não existe cara limpa, mas uma maquiagem mais natural) ou uma maquiagem mais marcada. Se prefere vestidos longos ou vestidos curtinhos, com uma jaqueta jeans, na cintura.


Enfim, pesquisando e observando você vai, aos pouco, se sentir mais segura sobre o que você realmente gosta e quer.




5. Busque referências e indicações


Em tempos de Google, Instagram, Facebook e Pinterest, procure referências. Muitas referências, e vá salvando-as (seguindo a dica de 4).


Ainda, se você conhece pessoalmente alguém que já tenha fotografado com o fotógrafo que você está pensando em escolher, melhor ainda. Converse com essa pessoa e busque saber como foi a experiência, como ela se sentiu durante o ensaio e o que achou do resultado final.


Além disso, vasculhe o site do fotógrafo. Leia tudo, olhe todas as fotos e tente entender se ele realmente tem a ver com o estilo que você gosta e busca.






6. Pense a longo prazo


Na hora de escolher o fotógrafo do ensaio de gestante não pense apenas nessa ação pontual, mas pense também a longo prazo.


Ou seja, será que é este o fotógrafo que eu quero para as fotos de ensaio em família? Será que ele tem um preço acessível para fotografar o primeiro aninho do meu filho? Será que rola um pacote de acompanhamento?


Geralmente, o fotógrafo do ensaio de gestante acaba tornando-se um fotógrafo da família e isso é ótimo!





7. Ouça seu coração e siga sua intuição


E, por fim, a minha principal dica (pode parecer um cliché sem tamanho, mas funciona):

siga sua intuição e escolha pelo profissional que fará você realmente se sentir confortável, à vontade e realizada com o resultado final (afinal, você tem todo o direito de ter um fotografo parceiro que embarque em cada uma de suas viagens!). Fotografar a espera por um bebê é um momento muito especial.


Nos meus ensaios, faço o possível para que a família fique super à vontade, sem poses forçadas ou grandes produções.


O importante é que vocês sintam que estão realmente sendo retratados em toda sua essência.

Essas fotos terão um significado imensurável para o seu filho no futuro.

Para conhecer mais o meu trabalho com gestantes


Vou adorar te fotografar!




Fonte: macetesdemae

bottom of page